Ondas mecânicas e electromagnéticas

Natureza e modalidade da propagação
Vivemos rodeados de fenómenos ondulatórios que estimulam os nossos órgãos sensoriais, tais corno a luz do Sol que entra pela janela da nossa casa ou o cantar do galo. Os fenómenos ondulatórios são processos que aconteceu com muita frequência na Natureza. Tais fenómenos têm diferentes origens. Por exemplo, conseguimos ler o texto deste livro através das ondas luminosas que chegam até aos nossos olhos; quando o professor fala durante a aula, a sua explicação chega até aos nossos ouvidos através das ondas sonoras que se propagam através do ar. É sobre fenómenos ondulatórios que iremos falar neste capítulo.
Certamente que já verificaste a formação de círculos quando lançamos uma pedra sobre a superfície livre da água em repouso (figura 1). Com o decorrer do tempo, tais círculos tornam-se cada vez maiores atingindo regiões da vizinhança da sua origem. Repare-se que esses círculos são pequenas de viações que têm origem rio ponto do impacto entre a pedra e a superfície livre da água. Se colocarmos um corpo flutuante, por exemplo um pedaço de cortiça, na região de formação desses círculos, nota-se que o pedaço de cortiça sobe e desce em função da perturbação sem que seja arrastado, efectuando, deste modo, pequenas oscilações. Isto leva-nos a crer que durante a propagação de urna oscilação não ocorre transporte da matéria, mas sim de energia que provem da fonte das oscilações. É por isso que durante a propagação de urna oscilação se produz a transmissão do movimento de um ponto para outro.

A propagação das oscilações no espaço no decorrer do tempo chama-se onda.
Quanto à sua natureza, as ondas podem ser mecânicas ou electromagnéticas. Quanto à modalidade de propagação, as ondas podem ser longitudinais ou transversais.
As ondas que se propagam numa corda são transversais

Ondas transversais são aquelas em que a direcção da perturbação é perpendicular à direcção da propagação (figura 2). Quando a direcção da perturbação coincide com a direcção da propagação, a onda diz-se longitudinal (figura 3).

As ondas que se propagam numa mola elástica são longitudinais

Palavras chaves: ondas mecânicas, electromagnéticas, magnetismo, introdução ao estudo das ondas, electromagnetismo, propagação, fenómenos, escola de moz, escolademoz.

Ondas mecânicas e electromagnéticas