Importância da Educação Ética - Resumo

Importância da Educação Ética
A família deve empenhar-se mais no seu papel de formadora e educadora e envolver-se cada vez mais na escola, apoiando as instituições de ensino na educação dos seus filhos. Por sua vez, a escola deve criar mecanismos de trazer a família para dentro da instituição.
Quando os pais passaram a sentir-se inseguros e culpados por não estarem tão próximos dos filhos, a escola tentou ocupar esse espaço. Mas a escola não tem condições para fazer bem as duas coisas.
Os conteúdos estão a mudar muito rapidamente. O professor deve actulizar-se, tem responsabilidades profissionais e não pode arcar com tarefas que são prioritariamente da família. Ao levar os pais a participar de encontros, palestras, reuniões e troca de experiencia com outros pais, eles saem fortalecidos e sentem que não estão sozinhos nessa luta.
Foto: Reprodução, Shutterstock.
Muitos pais participam, mas há sempre os que resistem. Os que delegam toda a responsabilidade aos professores são os que trazem mais problemas. Costumam não aceitar críticas e apoiam os filhos em atitudes indisciplinadas. São os pedem que não sejam aplicadas provas às segundas-feiras para viajar no fim-de-semana ou sugerem que os filhos não vão à escola em dia útil, entre um feriado e um fim-de-semana para que não corram riscos de perder a matéria.
Se o pai faz esse tipo de reclamação, a escola enfraquece-se o jovem sem limites fortalece-se. Para evitar esse enfraquecimento, pais e professores devem agir em conjunto. A própria escola tem de mostrar coesão e transparência e trabalho em equipe.
Se um problema de indisciplina é enviado para instância superior e a direcção abranda, o professor sai enfraquecido. Ninguém pode tomar atitudes insoladas.
In “Nova Escola”
(Adaptado)