ROLAR PARA BAIXO

Rolar para baixo



Estudo da Aquacultura - Trabalho Completo

Introdução
Aquacultura ou aquicultura é a produção de organismos aquáticos, como peixes, moluscos, crustáceos, anfíbios, répteis e plantas aquáticas para uso do homem.
No presente trabalho vamos falar sobre o estudo a aquacultura, as suas vantagens, desvantagens, métodos de criação do peixe em viveiros ou tanques, cuidados a considerar na instalação de um viveiro. Também vamos abordar sobre o valor nutritivo do pescado assim como os cuidados de higiene a ter com o pescado de forma na evitar doenças ou a perda do valor nutritivo do pescado. 
Estudo da aquacultura 
Vantagens 
  • Oferece vantagens sociais das populações de enumeros países onde o pescado marinho não pode chegar em boas condições seminterias e o preço razoável; 
  • Produção orgânica de pescado, mantendo a qualidade dos peixes sem alterar o equilíbrio ambiental; 
  • Consegue-se aumentar significativamente a qualidade de peixe comparativamente a pesca; 
  • É possivel manter uma dieta equilibrada e adequada as especieis assegurando que se desenvolvam de forma saudavel sem alterar o seu nutritivo;
Desvantagens 
  • O numero de peixes selvagens, como por exemplo sal tem vindo a sofrer alterações; 
  • As racções, os produtos utilizados nesta pratica podem prejudicar o ecosistema, caso seja alcançadas no meio ambiente sem o devido tratamento; 
  • Rapida propagação de doenças e consequentemente um menor tempo de reacção face a qualquer problema. 
  • Reduz a mão-de-obra necessaria, pois a colheita é muito simples que a realizada na pesca e por consequência aumenta o índice do desemprego. 
Metodos de criação de peixe (Sistema) 
  • Existem no mundo três (3) metodos ou sistemas de criação de peixes, nomeadamente: 
  • Extensivo 
  • Semi-intensivo 
  • Intensivo 
Sistema extensivo 
É aquele praticado com reservatorios, lagos e lagoas que não foram constituidos para o cultivo de peixe, mais para outra finalidade, a exemplos de bebedores e comedouros de animais, este sistema de criação apresenta menor indice de produtividade uma vez que a alimentação dos peixes depende dos corpos de águas(naturais) e não a suplantação alimentar. 
  • Neste sistema a taxa de estacagem é de um peixe para cada 10m2. 

Sistema semi-intensivo 
É a criação de peixes em viveiros e tanques; 
Em que o homem contribui com alguns melhoramentos, exemplo do eriquecimento da água com adubos visando aumentar a qualidade de alimentos naturais, e com a oferta aos peixes dos sub-produtos agricolas, tais como exterro de galinha, raspa de mandioca, milho e frutas. 
  • A taxa de estacagem utilizada é de três (3) a cinco (5) peixes por m2. 

Sistema intensivo 
Neste sistema a criação é realizada em viveiros projectados especialmente para a criação de peixes. 
Os viveiros constituem um sistema de abastecimento e escoamento de água controlada de estacagem é programada como manda uma criação de alta produtividade que para aumentar o crescimento dos peixes usa-se além de fertilizantes a alimentação balanciada. 

Instalação de um tanque ou viveiro para criação de peixe 
Pode se fazer a criação de peixes num tanque ou viveiro, desde que haja controle de fluxo de entrada e saida de água. 
Os principais factores a observar em tanques ou viveiros são: 
  • Localização;
  • Disponibilidade de água;
  • Tipo de acesso;
  • Proximidade no mercado consumidor. 
Localização – Os tanques ou viveiros para criação de peixe devem estar longe das zonas. 
Disponibilidade da água – A quantidade da água necessaria para o desenvolvimento da psicultura é calculada observando-se a area e a profundidade do viveiro. Um tanque pode ter cerca de 30000 litros de água.
Tipos de viveiros – Em psicultura, viveiro é um reservatório cavado em terreno natural, doptado de um sistema de abastecimento e drenagem de água, que permite encher ou secar num curto espaço de tempo. Os viveiros são divididos de forma estrutural, em três tipos:
  • Viveiros de barragem;
  • Viveiros de derivação;
  • Tanques;
Caracteristicas fisicas e quimicas da água 
As caracteristicas são fundamentais para o organismo que nela vivem, pois determinam as condições ambientais que favorecem o crescimento e sobrevivência das especieis vegetais e animais aquáticas. As variações mais importantes que devem ser monitoradas em cultura do peixe são:
  • Temperatura - Exerce uma importancia profunda e desempenha papel predominante na alimentação, respiração e reprodução dos peixes, na disponibilidade de oxigenio dissolvido regulando o apetite do peixe.
  • Potencial de hidrogênio (PH) - É a medida que expressa se a água é acida ou alcalina em escala que varia de 0-14; Este factor intervêm na distribuição dos organismos aquáticos. A respiração (fotossintese), adubação, calagem e a poluição são factores capazes de alterar o PH da água.

Turbidez
É o efeito de redução de luz solar ao atravessar a coluna de água pravocada pela presença de materiais em suspensão, particula de argila, detritos organicos (feses) e microorganismos que vivem na água.´

Calagem
  • É a aplicação de calcário denométrico ou cal vargem de forma homogénia no fundo limpo e seco do viveiro para realizar a sepeia contra ovos e larvas e parasitas; 
  • Corrigir o PH do solo ou da água; 
  • Corrigir a turbidez causada pela mineralização da materia organica. 

Melhoras 
A calagem provoca a elevação dp PH, aumenta o teor da alcalinidade e a dureza da água, o que torna mais saudavel a vida dos microorganismos. 
A calagem interfer nas carcteristicas fisicas e quimicas do solo do fundo do viveiro, provocando melhor aproveitamento dos fertilizantes organicos e minerais. 
Navegação Maritima 
É a actividade de deslocamento de veiculos aquáticos sobre a água (nautica). 

Breve historial da navegação maritima 
Há mais de cinco mil (5000) anos o homem primitivo em sua embarcação também primitivas navegava em mares até então desconhecidos. Estava sempre em busca de locais onde encontraria peixe em abundância, quando a prioridade era caça e pesca. 
A orientação neste tempo era basiada em arvores, pedras e pontos relevante e que contavam com a ajuda do vento para voltarem ao ponto de partida. 
Naquele tempo, muitos acreditava que a terra era dominada por seres mostruosos enqunto outros tinham visão de terra finita e a navegar para além da linha de horizonte a tabela podia cair em um grande abismo. 

Novo milenio 
Hoje a navegação é globalizada, é fonte de riqueza e alimentação, grande parte dos produtos são transportados por grandes navios. 
Actualmente a tecnologia usada para o posicionamento e monitoramento do navio é o GPS. 

Vantagem 
  • Permite o deslocamento de muitos produtos de diversa natureza com menos custo associado em comparação com o transporte aerio. 
  • Baixo custo de transporte de mercadorias. 

Desvantagem 
  • Pouca flexibilidade no transporte de carga; 
  • Baixa velocidade no transporte de carga; 
  • Distancia dos portos ao centro de produção 
  • Empregos ou perdas de carga; 
  • Ataques dos piratas do mar. 
Principais movimentos da terra 
Durante muito tempo, julgou-se que a terra estava imovel e que o sol girava em volta dela. Só no seculo XVI se demonstrou que esse movimento era aparente( que não é o sol que vira em torno da terra mas sim a terra que gira em torno do eixo imaginario. 
A terra realiza dois movimentos principais: 
  • Rotação 
  • Translação 
Movimento de Rotação 
É o que a terra realiza em torno de si mesma ou de um eixo imaginario e o sentido do movimento é anti-horario (oeste para este) e tem a duração de aproximadamente 24h (23h56’4’’). Este movimento da origem as noites e aos dias. 

Movimento de translação 
É o movimento que aterra executa em volta do sol e atrajetoria percorrida chama-se orbita. As estações do ano resultam das diferentes posições que a terra ocupa em relação ao sol. 
Na tranlação realiza-se aproximadamente 365dias e 6 horas. Esta 6 horas ao fim de 4 anos, equivalem a 24horas ou seja um dia que é acrescentado ao mês de fevereiro, este mês tem geralmente 28 dias e passa ater 29 dias e este ano denomina-se ano bissexto. 
A velocidade angular do planeta em torno do solo não é constante, sendo maxima na peroéria e a minima numa aféria. 

Orbita solar 
Orbita é a trajectoria que um corpo percorre ao redor do outro sobre influ^encia de alguma força normalmente agravitica. 

Estações do ano 
Equinócio – refere-se ao momento do ano em que a duração do dia é igual a duração da noite. 
Solisticio – é uma palavra que deriva do latim que significa parado e esta associada a ideia de que o sol estaria como que estacionário e marca a época do ano que o sol atinge o maximo de afastamento angular do equador. 

Coordenada geográfica 
São sistemas de linhas imaginarias traçadas sobre o globo terrestre. 
As coordenadas geograficas baseam-se em linhas imaginarias traçadas no globo terrestre e são medidas em graus. 

Paralelos 
Os paralelos são linhas paralelas ao equador ( a própria linha imaginaria do equador é um paralelo). 

Meridianos 
Os meridianos são linas semi-circulares que vão do polo norte ao polo sul cruzando as paralelas e todos meridianos tem o mesmo tamanho. 
Existem 4 modos de designar uma localização exacta para qualquer ponto do globo terrestre. 
O globo é dividido em latitudes que vão de 0-900graus (norte – Sul) e longitudes que vão de (0-1800graus (leste – oeste). Para os pontos cardiais usam-se as siglas internacionais: 
N = Norte; S = Sul; E = Leste; W = Oeste 

Cartografia e escalas de carta 
Mapa é uma imagem reduzida da realidade, sendo o valor desta redução a sua escala. 
A escala pode ser representada numericamente e graficamente. 
A escala numerica expressa uma fracção ordinária (denominador sobre numerando) a escala é maior quando o denominador for maior, sendo que os mapas com essas escalas são os que fornecem mais detalhes. 
As escalas menores são as menos detalhadas. 
Nota:
A documentação cartográfica com essa escala de até, é denominada como planta eesse documento é denominado como carta cartografica. 

Valor nutritivo do pescado na dieta alimentar 
Os peixes tem proporcionalmente mais tecidos musculares que os animais domesticos mais usados pelo homem como alimento. A percentagem (%) dos peixes oscila entre 47% - 67% dependendo das especies, idade e tipo de processamento o conteudo em pratrina varia de 15%-24%. Esta variação é influenciada pela especie, idade, época de captura, habitate e desenvolvimento sexual. 
O contéudo em aminoácidos essenciais é mais completa; digestibilidade da sua pratrina é alta, atingindo 90% - 95%, portanto superior a dos bovinos. Como deve saber a pratrina tem muito valor como acompanhate dos alimentos porque fornecem os matérias essenciais para o crescimento e a manuntenção do organismo humano e ate mesmo outros seres animais. 
A função mais importante das proteinas é de serem construtores dos tecidos do organismo promovendo o seu crescimento.
Nesse processo é fundamental a proporção dos aminoácidos essenciais. 
São chamados aminoácidos essenciais os aminoácidos que o organismo humano não consegue sintetizar por si mesmo fazendo-o não consegue satisfazer as suas necessidades, pelo que temos que garantir a sua presença nos alimentos que consumimos. 
Os peixes são ricos em minerais como: fosfóro, calcio, iodo, ferro e cobre. O oléo do figado de bacalhão é rico em vitaminas. 
A riqueza do peixe em minerais também o torna um alimento de alto valor para a fase do crescimento e formação do equeleto e para a contínua actividade muscular que é fundamental para avida entre as demais funções. 

Praticas de higiene do manuseamento do pescado 
Pescado após a captura 
Os produtos do mar em particular os peixes são de alto valor nutritivo e por isso, são um meio fertíl para a multiplicação “microbiana” e facil deteriorização do pescado, sobre tudo quando não se lançam mãos aos processos de higiene e conservação. É importante que o pescdo após a captura apresente uma copulação bacteriana inicial baixa e que nesses primeiros momentos não haja factores que a incrimentem. 

Higiene pessoal 
A higiente pessoal é meio caminho andado para a conservação do pescado, porque o homem pode veicular os microorganismos que vivem no seu corpo e nos meios em sua volta, que são ricas em micro-organismos, alguns dos quais, indicadores de contaminação fecal e factor de regrição para o consumo humano. 
A higiene pessoal reduz a população microbiana contaminante, que seria um acrescimo a população bactéria que o pescado trás na sua captura. 
A flora microbiana nas regiões temperadas é constituida por bactérias anaherobicas ou facultativa, psicatroficas, gram negativas do genéro pseudomanas e altermonas, moroxella, acimotobater. 

Conclusão 
Do presente trabalho pode-se concluir que a aquacultura é muito importante para o homem visto que o peixe é um alimento indispençavel na dieta alimentar e que possui um alto valor nutritivo. Mas para o processo ser bem sucedido é necessario obedecer certas regras para evitar que os peixes não consigam sobreviver nos viveiros ou tanques. E também, é muito importante manter a higiene pessoal assim como do local de armazenamento do pesca. 

Referências Blibliograficas 
  • GEQUE, Eduardo; BIRIATE, Manuel; Pré-Universitário – Agro-Pecuaria 12ª, Maputo, Plural Editores Moçambique, 2017 
  • ARANHA, Maria, L.A.; MARTINS, Maria, H. P., Introtução à Agro-Pecuaria, São Paulo, Editora Moderna, 1991
  • www.escolademoz.blogspot.com
[Este documento não está completo, compre um completo incluindo (índice, introdução, desenvolvimento completo, conclusão, bibliografia)]
Para Baixar Este Documento Precisa Pagar via M-PESA:

ligue:
+258 844488938
e-mail: marcioussivane@gmail.com

    Este documento não está completo, compre um completo incluindo índice, introdução, desenvolvimento, conclusão e bibliografia.

    TEMA: 

    Estudo da Aquacultura - Trabalho Completo

    Para baixar este documento precisa pagar via: M-PESA, Conta Móvel, Depósito ou Transferência via BCI e BIM.

    Enviar um comentário (0)
    Postagem Anterior Próxima Postagem