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Filosofia Política na Idade Média

Introdução:
A Filosofia política é uma vertente da filosofia cujo objectivo é estudar as questões que envolvem a convivência do ser humano e dos grupos humanos. Na prática é o estudo de questões fundamentais que envolvem o Estado, a política, o governo, a justiça, a liberdade e o pluralismo. Portanto, neste trabalho iremos falar da filosofia política mas concretamente da Idade Media. Onde destacaremos os seus principais defensores de destaque na época e a sua caracterização.

Índice
Introdução. 1
Filosofia Política na Idade Média. 2
Santo Agostinho. 2
São Tomas de Aquino. 2
Conclusão. 4
Bibliografia. 5



Filosofia Política na Idade Média
Podemos chamar de Filosofia Política Medieval a filosofia que se desenvolveu na Europa durante a Idade Média (entre os séculos V e XV). Como este período foi marcado por grande influência da Igreja Católica nas diversas áreas do conhecimento, os temas religiosos predominaram no campo filosófico.

Santo Agostinho
A doutrina política de Santo Agostinho encontra-se na obra A Cidade de Deus. Para ele, o mundo divide-se em duas cidades: a Cidade de Deus e a Cidade terrena. A Igreja é a encarnação da cidade de Deus, apesar de isto não se aplicar a todos os seus membros, nem a todos os seus ministros sagrados. O Estado é a encarnação da cidade terrena, uma necessidade imposta ao homem pelo pecado original. Na sua presente condição, o homem precisa do Estado para obrigar os membros da comunidade ao cumprimento da lei. 
Santo Agostinho acredita que o homem é mais divino do que o Estado, porque o homem tem um fim natural que transcende o fim do estado terrestre. Para este padre, a Igreja é superior ao Estado. 
Santo Agostinho defende a existência da autoridade política, para que se mantenha a paz, a justiça, a ordem e a segurança. 
A autoridade política é entendida como uma dádiva divina aos seres humanos. Por isso, os cidadãos devem obedecer aos governantes e não é da sua competência (dos homens) distinguir entre governantes bons e maus, ou formas de governo justas ou injustas. A obra Cidade de Deus é considerada o primeiro tratado da Filosofia da História e da teologia da História. 

São Tomas de Aquino
A obra De Regimine Principum (Do Governo dos Príncipes) espelha o pensamento político de São Tomás de Aquino. Versa sobre a origem e a natureza do Estado, as várias formas de governo e as relações entre o Estado e a Igreja. 
Quanto à origem do Estado, Tomás de Aquino recusa-se a aceitar a concepção agostiniana, segundo a qual a origem do Estado se deve ao pecado original, e concorda com Aristóteles: este nasce da natureza social do homem e não das limitações do indivíduo. 
O Estado é uma sociedade, uma sociedade perfeita. É uma sociedade perfeita porque tem um fim próprio, o bem comum, e os meios suficientes para o realizar. O Estado tem os meios suficientes para proporcionar um modo de Vida que permita a todos os cidadãos ter aquilo que necessitam para viver como homens. 
No que se refere às formas de governo, Tomas de Aquino não é original, conquanto retoma a divisão aristotélica e considera como governo ideal a monarquia absoluta. Porém, na prática, considera a monarquia constitucional a melhor forma de governo. 
Quanto à relação entre o Estado e a Igreja, Tomás de Aquino diz que sendo o Estado uma sociedade perfeita, goza de perfeita autonomia; mas sendo a meta da Igreja o bem sobrenatural, este é superior ao do Estado, que é simplesmente o bem comum neste mundo. A Igreja é uma sociedade mais perfeita, devendo, por isso, o Estado subordinar-se a ela, em tudo o que concerne ao fim sobrenatural do homem.

Conclusão
Fim do trabalho, pudemos concluir que a filosofia política na idade média foi marcada por Santo Agostinho e por Tomás de Aquino, onde eles debruçavam os seus pontos de vista acerca da Filosofia política e por mais que fossem diferentes, ambos tinham em comum o aspecto de acreditarem em Deus como o todo-poderoso. 

Bibliografia
  • BIRIATE, Manuel Mussa, GEQUE, Eduardo R. G., Pré-Universitário – Filosofia 12, 1ª ed. Pearson Moçambique, Lda, Maputo, 2014
  • ROUSSEAU, Jean-Jacques, O Contrato Social, Mem Martins, Publicações Europa-América,1974, p. 21.
  • CHEVALLIER, Jean-Jacques; Guchet, Yves, As grandes Obras Políticas: de Maquiavel à Actualidade, Lisboa, Publicações Europa-América, 2004
  • www.escolademoz.blogspot.com

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Filosofia Política na Idade Média

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