ROLAR PARA BAIXO

Rolar para baixo



Fotossíntese - o que é? como funciona? cadeia alimentar

O que as plantas e animais precisam para crescer?

Quase todas as plantas e animais precisam de ar, água, luz e nutrição para crescer. As plantas verdes usam um processo químico complicado, chamado fotossíntese, para criar energia para a sobrevivência e o crescimento. Como as plantas criam sua própria energia, elas são o primeiro elo da cadeia alimentar. Os animais precisam beber água e comer plantas ou outros animais para obter energia. Portanto, eles estão presentes na próxima etapa da cadeia alimentar. Existem alguns animais, como os camelos, que podem sobreviver dias sem beber água. Por viverem em desertos com muito pouca água, eles se adaptaram às condições especiais de seu habitat.

Como as plantas obtêm alimento?

Ao contrário dos animais, as plantas produzem seus próprios alimentos e, exceto algumas plantas carnívoras, não comem outros organismos. As plantas verdes usam água, nutrientes e uma matéria verde em suas folhas chamada 'clorofila' para produzir seus alimentos. Normalmente, a água e os nutrientes são absorvidos do solo pelas raízes. Algumas plantas, entretanto, desenvolveram outros métodos de obtenção de água e nutrientes. Muitas plantas fazem 'recipientes' em forma de funil com suas folhas para coletar água. As plantas carnívoras usam seus sucos digestivos para converter os insetos, presos em suas armadilhas pegajosas ou dobráveis, em nutrientes.

O que acontece quando mantemos as plantas no escuro?

Na ausência de luz, as plantas perdem as folhas e morrem, deixando apenas as raízes e caules. As plantas crescem lentamente à noite e no inverno. A maioria dos animais também depende da luz, embora alguns tenham se adaptado a seus habitats escuros. Por exemplo, as toupeiras que vivem abaixo do solo são quase cegas porque não precisam de seus olhos subterrâneos. Nós, humanos, também precisamos da luz solar para ajudar a produzir vitamina D em nossa pele, que por sua vez é necessária para a construção dos ossos. Também perderemos tempo se ficar escuro como breu ao nosso redor por muito tempo.

O que é fotossíntese?

O cloroplasto dentro das folhas verdes das plantas é a 'oficina' onde ocorre a fotossíntese. A água é fornecida às folhas pelas raízes e o dióxido de carbono é absorvido do ar por meio de minúsculos poros na parte inferior da folha. Ambos são decompostos nos elementos hidrogênio, carbono e oxigênio com a ajuda da clorofila e da luz solar. As plantas criam 'glicose' (açúcar da uva) a partir desses elementos e o oxigênio é liberado na atmosfera como subproduto. A fotossíntese tem sido a fonte de oxigênio do ar desde a origem da vida na Terra.

Como os camelos sobrevivem a longas viagens no deserto?

Os camelos conseguem sobreviver por cerca de duas semanas sem beber água porque podem armazenar até 150 litros de água em seus corpos. A gordura também é armazenada em suas corcovas e essa reserva de energia pode sustentá-los por cerca de 30 dias sem comida. Além disso, ao contrário da maioria dos outros mamíferos, os camelos podem alterar sua temperatura corporal. À noite, eles baixam a temperatura do corpo consideravelmente, de modo que durante o dia o corpo se aquece lentamente e eles não suam muito. Conseqüentemente, não há perda de líquidos no início do dia.

Qual é a cadeia alimentar?

Na natureza, existem 'produtores' que constroem a massa biológica e 'consumidores' que se alimentam. Os produtores são as plantas, que crescem e criam energia com a ajuda da fotossíntese. Eles são comidos por um consumidor, e esse consumidor é frequentemente comido por outro consumidor. Essa cadeia de consumidores é chamada de 'cadeia alimentar'. Uma cadeia alimentar curta é o homem-vaca-capim. Um mais longo é alga-pulga-arenque-foca-urso polar: uma pulga d'água come algas, um arenque come muitas pulgas d'água, uma foca come arenques e o urso polar come a foca. Em última análise, muitas algas são necessárias para alimentar um urso polar. Quando o urso polar morre, sua carne é comida por outros animais ou é decomposta em nutrientes por bactérias. Esses nutrientes são novamente usados ​​pelas algas para criar energia e, assim, a cadeia alimentar é concluída.

ESCOLA DE MOZ

Este documento não está completo, compre um completo incluindo índice, introdução, desenvolvimento, conclusão e bibliografia.

TEMA: 

Fotossíntese - o que é? como funciona? cadeia alimentar

Para baixar este documento precisa pagar via: M-PESA, Conta Móvel, Depósito ou Transferência via BCI e BIM.

Enviar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem