ROLAR PARA BAIXO

Rolar para baixo



A Ciencia do Beijo - Entenda o que acontece quando beijamos?

Por que as pessoas se beijam?

O que acontece nos nossos corpos durante um beijo e como ele é visto em diferentes culturas?


Como um beijo pode tomar muitas formas, vamos nos focar aqui no beijo na boca ou beijo romântico entre duas pessoas.

Ele envolve o contato entre os lábios das pessoas por um período de tempo que pode variar bastante.

O beijo pode ter diferentes funções. Beijos nos ajudam a selecionar parceiros românticos, pois a pessoa pode ser o quão maravilhosa for, se o beijo não for bom é provável que você se interesse menos por ela.

Beijos podem estimular sexualmente as pessoas envolvidas, facilitando a relação sexual, e também podem fortalecer o vinculo afetivo em casais, ou seja, o beijo parece contribuir de diferentes formas para o sucesso reprodutivo dos seres humanos.

Não sabemos exatamente quando ou porque as pessoas começaram a se beijar tanto, mas a hipótese mais plausível é a de que o beijo surgiu como uma forma de alimentar os bebês.

Cuidadores pré-mastigavam alimentos e depois os davam aos bebês por meio do contato entre as bocas assim como outros seres vivos fazem.

Diferente da nossa cultura, o beijo na boca não é visto como algo romântico ou erótico em muitos lugares do mundo.

Uma pesquisa que ilustra isso bem foi feita com pessoas de 168 culturas para averiguar o quão universal é a ideia de que o beijo é algo romântico e sexual.

Os cientistas descobriram que 46% das culturas reconheciam o beijo dessa forma, mas os outros 54%, ou seja, a maioria das culturas estudadas, não reconheciam o beijo como sendo algo romântico ou sexual.

Não só existem muitas pessoas que não veem o beijo dessa forma como a maior parte dos outros seres vivos também não são muito chegados na ideia de dar uns beijos por ai. Uma exceção a isso são os bonobos.

Eles encostam os lábios e as línguas nas bocas de outros bonobos de uma forma parecida com humanos, mas mesmo no caso deles o beijo está mais ligado à conciliação ou ao fortalecimento do vinculo entre bonobos do que a algo de natureza sexual.

Efeitos do beijo

Durante um beijo, ocorre uma complexa troca de informações químicas e táteis entre as duas pessoas, mas não estamos falando aqui de feromônios já que não existem evidências claras de que feromônios tenham um papel importante no caso dos humanos.

Essas informações podem sutilmente fazer você gostar mais de beijar aquela pessoa e talvez querer repetir a dose outro dia.

As informações são enviadas pra diferentes áreas do cérebro e algumas mudanças químicas ocorrem também.

O beijo estimula a liberação de hormônios como a ocitocina e a serotonina. já eles estimulam o sistema de recompensa do cérebro a liberar o neurotransmissor conhecido como dopamina, nos dando uma sensação de prazer caso o beijo esteja bom.

Todos esses eventos podem levar duas pessoas à um estado de euforia, agitação e prazer que, com o passar do tempo, pode levá-los a um relacionamento romântico.

Depois que isso acontece, quanto mais um casal se beija, melhor tende a ser a qualidade do relacionamento e vice-versa.

Pelo menos em algumas culturas, o beijo parece ter uma grande influência nos parceiros românticos que escolhemos e em como nos sentimos a respeito deles.

Ainda não entendemos muito bem como o beijo tem esses efeitos, mas tudo indica que há muito mais por detrás de um beijo do que apenas duas pessoas tentando se engolir.

E você, gosta de beijar? Deixe a sua opinião nos comentários.

Este documento não está completo, compre um completo incluindo índice, introdução, desenvolvimento, conclusão e bibliografia.

TEMA: 

A Ciencia do Beijo - Entenda o que acontece quando beijamos?

Para baixar este documento precisa pagar via: M-PESA, Conta Móvel, Depósito ou Transferência via BCI e BIM.

Enviar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem