ROLAR PARA BAIXO

Rolar para baixo



Turismo

Conceito: Turismo é o conjunto de atividades que envolvem o deslocamento de pessoas de um lugar para outro, seja ele doméstico ou internacional.

TURISMO 

O turismo é um fenómeno actual muito, que ilustra de forma original três aspectos que caracterizam a sociedade contemporânea:

  • Trata-se de sociedade mundializadas onde as trocas se efectuam a todas as escalas geográficas, Em 2002, por exemplo, foram contabilizados 715 milhões de turistas internacionais oficiais, isto é, 715 milhões de indivíduos atravessaram as fronteiras com intenção de fazer turismo; 
  • O turismo é fundamentalmente o fenómeno urbano-os turistas habitam  temporariamente outros lugares diferentes dos seus lugares de vida quotidiano, e estes lugares são essencialmente lugares urbanos; 
  • As sociedade contemporâneos podem ser definidas como “sociedade individualizadas”, no sentido autonomia dos indivíduos relativamente torna-se maior. O turismo é revelador dessa autonomia, pois ela permite aos indivíduos abandonar os lugares quotidianos temporariamente. 

As participação do turismo no funcionamento da sociedade contemporâneo apresenta igualmente limites: pois, como tudo o que os seres humanos fazem o turismo aplica uma transformação do meio biofísico e da sociedade locais onde se implanta. A canalização dos espaços áridos onde a população aumenta temporariamente, a destruição de cordões de dunas para construções ou actividade balneares a secagem dos pântanos, a poluição atmosférica movimento de aviões e viaturas são algumas das preocupações suscitadas pelo turismo de massas. 


Turismo-conceito 

O que é o turismo? 

O turismo inscreve-se nos movimentos da população que envolve efectivos e consideráveis. Contado apenas os turistas internacionais: em 1939, houve 12 milhões de viajantes; em 1950, 25 milhões; em 1997 foram já 612 milhões; e em 2002, 715 milhões. 

A importância que crescente destes fluxos turísticos no mundo levou diferentes organismos internacionais a formularem e adoptarem definições de turismo mais ou menos harmonizadas, capaz de caracterizar e medir este fenómeno. Portando, foi numa perspectiva e recolha de dados estatísticos nas fronteiras que a organização mundial de turismo (OMT) definição turismo e propôs uma classificação que serve de referencia à maioria dos trabalhos sobre o tema. 

No entanto, essas definições não estão isentas de problemas. Os dois principais critérios considerados para definir turismo são a duração e o motivo da viagem. As definição paradoxalmente muito amplas e muito restritivas enquanto a classificação pelas práticas definidas pelas OMT comporta contradições e confusões incómodas para os pesquisadores. 

Assim, definir turismo não é uma tarefa fácil, pois trata-se de um fenómeno complexo, e as estatísticas são geralmente aproximativas. Por isso, muitos protege-se nas definições oficiais reconhecendo no entanto que não são muitos satisfatórias. 

Quando se fala de turismo, dois elementos se sobressaem: pessoas e lugares. Pessoas, constituídas pelos turistas, por todos aqueles que tornam actividade possível (operadores turísticos, restauradores, agentes de viagens…) e todos aqueles com quem os turistas entram em contacto, aos logo da deslocação e nos locais de acolhimento. Lugares constituídos pelos espaços de origem dos turistas de passagem ou de transito e de acolhimento. 

Este documento não está completo, compre um completo incluindo índice, introdução, desenvolvimento, conclusão e bibliografia.

TEMA: 

Turismo

Para baixar este documento precisa pagar via: M-PESA, Conta Móvel, Depósito ou Transferência via BCI e BIM.

Enviar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem