ROLAR PARA BAIXO

Rolar para baixo



A Comuna de Paris - Trabalho Completo

TEMA: A Comuna de Paris

Introdução
Para se compreender melhor o processo que possibilitou a organização da Comuna de Paris, é necessário primeiramente fazer uma breve análise da formação do movimento socialista na Europa, uma vez que, a Comuna encontra sua base teórica nesse movimento. E posteriormente será pautado de forma bem simplificada, mas que ajudará na compreensão do movimento em questão, o panorama geral no qual se encontrava a Europa durante o século XX, percebendo dessa forma que as crises económicas, políticas e sociais, levando consequentemente as guerras, causou um forte impulso ao movimento operário. Após analisar esse panorama geral tem-se uma base para compreender o movimento que levou a Comuna de Paris, e por meio dessa análise busca-se mostrar a contribuição que esse movimento deu às diversas correntes de pensamentos durante todo século XX. 

Índice 
Introdução...2
A Comuna de Paris...3
Principais Causas e Consequências...3
Medidas tomadas pela Comuna de Paris...4
Como terminou a comuna de paris...4
Conclusão...5
Bibliografia...6 

A Comuna de Paris
A Comuna de Paris foi o primeiro governo operário da história, fundado em 1871 na capital francesa por ocasião da resistência popular ante a invasão por parte do Reino da Prússia. A história moderna registra algumas experiências de regimes auto-intitulados comunais, impostos por grupos dissidentes em cidades específicas.
Comuna de Paris veio no bojo da insurreição popular de 18 de Março de 1871. Durante a Guerra Franco-Prussiana, as províncias francesas elegeram para a Francesa uma maioria de deputados monarquistas francamente favorável à capitulação ante a Prússia. 
Grupos organizados de Paris, no entanto, opunham-se a esse resultado. Louis Adolphe Thiers, elevado à chefia do gabinete conservador, tentou conter os insurretos. Estes, porém, provisoriamente com o apoio da então denominada Guarda Nacional, contiveram a intervenção estatal, obrigando os membros do governo a abandonar precipitadamente Paris, onde o comité central da Guarda Nacional passou a exercer sua autoridade. 
A Comuna de Paris — considerada por alguns estudiosos a primeira república proletária da história adoptou uma política de carácter socialista, baseada nos princípios da Primeira Internacional dos Trabalhadores. Tanto Marx quanto Engels argumentaram que a Comuna de Paris foi um exemplo da ditadura do proletariado. 

Principais Causas e Consequências
As principais causas da revolta que resultou na Comuna de Paris estão ligadas às terríveis condições de trabalho dos operários franceses e os pesados impostos pagos pelos trabalhadores para cobrir dívidas de guerra. 
Prussiana, forçando-a a assinar um armistício humilhante e revanchista, geraram uma grande insatisfação popular, principalmente em Paris. 
Por sua vez, as principais medidas do governo da Comuna foram: 
  • A separação entre o Estado e a Igreja; 
  • Adopção da Bandeira Vermelha como símbolo nacional; 
  • Substituição da Polícia pela Guarda Nacional; 
  • Fim do serviço militar obrigatório e do exército regular; 
  • Abolição da pena de morte; 
  • Instituição da igualdade civil entre os sexos; 
  • Secularização e gratuitidade da educação para toda população; 
  • Criação da “previdência social”; 
  • Redução da jornada de trabalho e fim do trabalho nocturno; 
  • Fixação de salários mínimos para os trabalhadores; 
  • Desapropriação de residências e fábricas sem uso; 
  • Controle de preços de géneros alimentícios. 

Medidas tomadas pela Comuna de Paris 
As medidas tomadas pelo Conselho da Comuna tinham como meta principal a melhoria das condições de vida e trabalho dos operários e trabalhadores de baixa renda. Entre as principais medidas, podemos citar: 
  • Controle de preços de géneros alimentícios; 
  • Ampliação dos prazos para o pagamento dos aluguéis; 
  • Fixação de remuneração mínima dos salários dos trabalhadores; 
  • Medidas voltadas para a melhoria nas condições de habitação popular; 
  • Adopção de medidas de protecção contra o desemprego; 
  • Criação do Estado Laico, através da separação entre Estado e Igreja; 
  • Administração das fábricas da cidade feita pelos operários (autogestão); 
  • Administração do governo municipal de Paris feita pelos próprios funcionários públicos (autogestão); 
  • Estabelecimento de ensino gratuito para todos. 

Como terminou a comuna de paris
Os antigos governantes, representantes do governo republicano burguês que haviam sido retirados do poder de Paris, conseguiram organizar uma reacção ao governo revolucionário socialista da Comuna de Paris. Com forte aparato militar e policial, a alta burguesia da cidade reagiu com força e violência, prendendo ou executando os líderes e demais integrantes da Comuna de Paris. 
Em 28 de maio de 1871, os republicanos retomaram o poder na capital francesa, acabando com a primeira experiência de um governo revolucionário e socialista de composição operária. 

Conclusão
Durante a elaboração do trabalho concluímos que Foi a primeira república proletária da história, quando os, revolucionários parisienses, tomaram o poder na cidade de Paris, em Março de 1871. O levante popular teve uma natureza orgânica e espontânea, com vistas ao socialismo, influenciado pelo marxismo e outras correntes de esquerda. 
Este governo operário substituiu o republicano por cerca de quarenta dias, período que ficou marcado pelo naturalismo auto gestionário e pelos princípios da Primeira Internacional dos Trabalhadores, incorporado pelos grupos revolucionários e pelas massas.

Bibliografia 
  • Manual de Historia 8ª classe Longaman editora; 
  • www.escolademoz.com
  • Ficha de apoio 8ª classe;

Este documento não está completo, compre um completo incluindo índice, introdução, desenvolvimento, conclusão e bibliografia.

TEMA: 

A Comuna de Paris - Trabalho Completo

Para baixar este documento precisa pagar via: M-PESA, Conta Móvel, Depósito ou Transferência via BCI e BIM.

Enviar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem