ROLAR PARA BAIXO

Rolar para baixo



Envolvimento Comunitário para Saúde em Moçambique

TEMA: Envolvimento Comunitário para Saúde em Moçambique




Introdução
Envolvimento Comunitário para a Saúde- significa envolvimento activo de pessoas de todos os extractos sociais, (homens, mulheres, jovens, crianças e velhos) que vivem juntas, de forma organizada e coesa, na planificação e implementação dos Cuidados de Saúde Primários, usando recursos locais, nacionais ou outros. Portanto, nesta abordagem, caracteriza-se o envolvimento comunitário para saúde em moçambique.
Envolvimento comunitário para saúde em moçambique 
Conceito 
Envolvimento comunitário para saúde é envolvimento activo de pessoas de todos os estratos sociais (homens, mulheres, crianças, jovens e velhos) que vivem juntas de forma organizada na planificação e implementação de cuidados de saúde primários, usando recursos locais, nacionais e outros.
Comunidade
Conjunto de pessoas vivendo numa área geográfica limitada de forma organizada e coesa, mantendo vínculos sociais entre elas.

Características duma comunidade
São caracterizados pela compartilha de uma cultura comum e modo de vida, são conscientes de fato de que compartilham certa unidade e podem actuar colectivamente em busca de um objectivo ou meta. Nas comunidades as normas de convivência e de conduta dos seus membros são interligados a tradição, religião, consenso e respeito mutuo, facto que diferencia da sociedade, pois nesta não há estabelecimento de relações pessoais, na maioria das vezes não há preocupação de individuo com o outro, fato que marca a comunidade. Por isso é fundamental o estabelecimento de normas, leis para regular a conduta do individuo vivendo em sociedade.

Tipos de comunidades
Tendo em conta as características indiscutíveis da comunidade estas podem ser: religiosas (comunidade religiosa podendo ser crista, muçulmana) e estudantes (comunidade estudantil), trabalhadores entre outros.
Estruturas da comunidade
A nível das comunidades temos as autoridades comunitárias, os chefes tradicionais (régulos), os secretários dos bairros, chefe dos quarteirões entre outros líderes legitimados como tais pelas respectivas comunidades locais e reconhecidas pelo estado.

Liderança na comunidade
Ė Habilidade de motivar e influenciar os liderados de forma activa e passiva para que contribuam voluntariamente para alcançar objectivos da equipe organizada (MISSAU). Para implementação de qualquer programa ou acção direccionada a saúde das comunidades é indispensável o envolvimento activo do alvo a quem direcciona esta acção. Por outro lado o sucesso em saúde não se alcança por disposição dos recursos humanos qualificados, tecnologia e rede de unidade sanitária mais abrangente, este requer um papel (envolvimento) activo das pessoas beneficentes desta intervenção. 

Conselho de líderes comunitário
É Estrutura sócio-comunitária composta por homens mulheres membro da comunidade os quais são escolhidos por essa comunidade para representar em todas ocasiões que e preciso tomar decisões como comunidade eles podem ser: líderes religiosos, régulos, professores, secretários do bairro, comerciantes, representantes de grupos de mulheres, jovens, professores, agentes comunitários de saúde.
Rede comunitária
Refere-se ao sector comunitário de prestação de cuidados de saúde com infra-estruturas comunitárias que se pretende auto-sustentar, envolvendo todos intervenientes comunitário, como agentes comunitários de saúde, estrutura de base comunitária e autoridades comunitária.

Agentes comunitários em saúde
São todos os indivíduos escolhidos na comunidade e pela comunidade, formados pela saúde ou ONGs, instituições religiosas para realizar actividades promotivos, curativos, e preventivos, a nível das comunidades. Dentro do grupo dos Agente dos agentes comunitário encontram-se parteiras tradicionais, agentes polivalentes elementares, e activistas.


Agentes polivalentes elementar
Ė Um elemento da comunidade por esta selecionado, treinado pelo SNS ou da ONGs para prestar cuidados preventivos, promotivos e curativos a essa mesma comunidade.

Activista comunitário de saúde
Ė um voluntario membro da comunidade, por esta selecionada, treinada por uma ONG ou por uma instituição de saúde trabalhando sub-orientação a apoio metodológico da ONG ou da constituição do estado ao conselho dos líder comunitário.

Parteira tradicional
Ė uma mulher que ajuda na realização de partos na comunidade, reconhecida pela comunidade.
Medicina Tradicional - segundo a OMS, é a combinação total de conhecimentos e práticas, sejam ou não aplicáveis, usados no diagnóstico, prevenção ou eliminação de doenças físicas, mentais ou sociais e podem assentar exclusivamente em experiências passadas e na observação transmitida de geração, oralmente ou por escrito.
Praticante de Medicina Tradicional (PMT)- Segundo a OMS, é a pessoa reconhecida pela comunidade na qual vive, como sendo competente para fornecer saúde usando plantas, animais, minerais e outros métodos baseados em conhecimentos anteriores, religiosos, sociais e culturais, bem como atitudes e crenças que são prevalecentes na comunidade tendo em vista o bem estar físico, mental e social.

Missão ou papel do envolvimento comunitário
Este visa garantir acesso aos cuidados básicos da saúde moçambicana através de promoção das capacidades da comunidade para identificação, análise e tomada de decisões para a resolução dos problemas de saúde e desenvolvimento.

Objetivos:
  • Satisfazer um direito e um dever - Todo homem tem o direito e dever de participar individualmente ou coletivamete na planificação dos cuidados de saúde que lhe são destinados;
  • Promover auto-responsabilidade da coletividade e dos indivíduos - Os programas de saúde com uma forte componente de envolvimento comunitário conduz auto-responsabilidade da comunidade para promover o desenvolvimento e melhorar as condições de vida da população;
  • Melhorar a taxa de cobertura dos cuidados de saúde - As DPS tem experiencias do aumento das taxas de cobertura de vacinação e de outros programas atreveis de realização de campanhas de vacinação e de brigadas moveis isso tem sido possível em grande parte devido ao envolvimento das autoridades comunitárias
  • Melhorar qualidade dos serviços de saúde prestados - Quando comunicadas ganham poder de identificar e priorizar os seus problemas de saúde e de tomar decisões sobre as formas de resolver, desenvolvem sua capacidade de análise critica e ganham dos seus direitos, pelo que se tornam mais exigente, mais igualmente mais construtivas nas suas revindicações.
  • Melhorar o funcionamento das unidades sanitárias - O envolvimento da comunidade nas unidade sanitárias podem apoiar o estabelecimento de um horário e de outras condições para o desenvolvimento dos programas compatíveis com suas atividades, tornar o funcionamento das unidades sanitárias mais amigável e convenientes pra eles e evitar-se a perda de oportunidades.
  • Abrir largas perspetivas para priorizar ações de promoção de saúde e de prevenção a doenças - Ė mais fácil o envolvimento comunitário em ações de promoção de higiene e saneamento, educação para saúde em relação a prestação cuidados em regime de hospitalização.
  • Aumentar a eficácia e eficiência do sistema - Um sistema de saúde sub-supervisão e controlo direto das comunidades será melhor gerido, oque aumentaria a sua eficácia (grau de cumprimento dos seus objetivos pré- determinados e das metas fixadas) igualmente de eficiência atreveis da melhoria de utilização dos recursos (humanos, matérias, financeiros e infraestrutura).
  • Reforçar a coesão e auto-suficiência da comunidade - Facilita a troca de informação e de experiencia entre os membros da comunidade de que resultaria reforço da colaboração e coesão. 

Princípios do envolvimento comunitário
- Desenvolvimento na comunidade no sentido de apropriação (poder) de ser ela a dona de todas as acções realizado no seu meio, e de responsabilidade pelo seu próprio bem-estar através de envolvimento de pessoas de recurso da comunidade, de outros membros influentes na identificação dos problemas, de saúde e de desenvolvimento, e tomada de decisão sobre os mesmo utilizando técnicas apropriadas de mobilização comunitária envolvimento de parceiros mais convenientes para este tipo de acção.
- Estabelecimento de estruturas existente a nível das comunidades com base em parcerias para assegurar sustentabilidade das actividades, envolvimento coordenado e convergência de outros programas baseados na comunidade que podem ser parceiros chaves na implementação.
- Complementaridade entre a saúde e a comunidade na implementação das actividades com particular ênfase nos recursos, da comunidade especialmente recursos matérias e humanos na implementação das actividades são importantes para o sucesso.
- Entendimento claro dos conhecimentos locais práticos, comportamentos, percepções das famílias e da comunidade no âmbito da saúde.
- Transparência na definição de prioridades e planos de acção em particular na utilização dos meios matérias e financeiros.
- Equidade de género ao nível das comunidades encorajando-se participação das mulheres nas reuniões comunitárias e nas iniciativas que diminuam a iniquidade do género e assim como participação dos homens nos cuidados de saúde da família e da comunidade.
- Transparência nas definições de prioridade e planos de acção em particular na utilização dos meios matérias e financeiros.

Conclusão
Disponível apenas no trabalho no download.

Este documento não está completo, compre um completo incluindo índice, introdução, desenvolvimento, conclusão e bibliografia.

TEMA: 

Envolvimento Comunitário para Saúde em Moçambique

Para baixar este documento precisa pagar via: M-PESA, Conta Móvel, Depósito ou Transferência via BCI e BIM.

Enviar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem