ROLAR PARA BAIXO

Rolar para baixo



A Descoberta da Célula

A Descoberta da Célula 
A história da célula começa com a invenção do microscópico pelos cientistas Hans Janssen e ZachariasJanssen, no século XVI. Estes descobriram que as lentes permitiam a observação de alguns objectos invisíveis a olho nu.
Durante muitos anos, o holandês Antonie Van Leeuwenhoek (1632—l 723) procurou construir um microscópio, o que conseguiu com uma pequena lente inserida numa placa de cobre e conectada num parafuso móvel e uma agulha. Usando este microscópio, conseguiu observar alguns microrganismos. 
Mais tarde, Robert Hooke (1635—1703) observou fatias de cortiça ao microscópio, constantando que o material era poroso e que apresentava pequenas caixas, às quais chamou «células» (do latim celia, pequena cavidade). Na realidade, Hooke observou blocos hexagonais que eram as paredes de células vegetais mortas. 
Ainda no século XVII, Marcello Marpighi (1628—1694) descreveu a presença de muitas células nos animais e nas plantas e Nehemiah Grew (1641—1712) comprovou a estrutura celular das plantas. 
Um pouco mais tarde, no século XIX, Mathias Schleiden (1804—1881), com Theodor Schwann (1810—1882), preocupou-se em compreender a estrutura microscópica das plantas, mais do que classificá-las — estabeleceu que as diferentes partes de uma planta são constituídas por células ou derivados celulares. Estes estudos acabariam por ser aplicados ao reino animal, resultando na Teoria Celular, segundo a qual as plantas e os animais são constituídos por pequeníssimos elementos, as células, unidades básicas na estrutura e função de todos os organismos. Em resumo, a Teoria Celular defende o seguinte: 
  • todos os seres vivos são constituídos por células; 
  • a célula é a unidade hereditária dos seres vivos; 
  • as células resultam de outras pré-existentes; 
  • as células resultam por divisão de uma célula-mãe.
A Teoria Celular foi uma das mais importantes definições da história da Biologia. Apesar das diferenças quanto à forma e à função, concluiu-se que todos os seres vivos têm em comum o facto de serem formados por células.



Este documento não está completo, compre um completo incluindo índice, introdução, desenvolvimento, conclusão e bibliografia.

TEMA: 

A Descoberta da Célula

Para baixar este documento precisa pagar via: M-PESA, Conta Móvel, Depósito ou Transferência via BCI e BIM.

Enviar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem