Emprego de radares - Aeronáutica

POST ADS 1
Emprego de radares
Na marinha os radares são utilizados para navegação, detectando e monitorando obstáculos ou outros navios que possam oferecer riscos ate distancias próximas de 200kms.
·         Nos navios de guerra existem radares para detecção, aquisição e seguimento de alvos, controle de tiro com objectivos de conferir maior probabilidade de atingir alvos com projeteis de pecas de artilharia, metralhadoras, e para controlo de lançamento de foguetes, misseis de torpedes.
·         Possuem também radares ant-aerea, com capacidade de 200kms com fins de detectar aeronaves inimigas, orientando as defesas na sua direcção conjugando esforços com meios na superfície.
Actualmente os navios de guerra
·         Possuem sistemas de combate recolhem informação por radares instalados a bordo permitindo facilidades de informação aos operadores, e os decisores, facilita envio automático de dados para sistemas de armas [digital].

Porta-aviões
Usa o sistema de controlo idêntico de aeroportos para controlar o trafego aéreo, lançamento e recolha de aeronaves, com segurança, e em movimento

Aeronáutica
Emprega-se principalmente no controle e vigilância do trafego aéreo, em rota e em terminal aérea. São radares primários, bi e tridimensionais em locais bem escolhidos para melhor desempenho, alcance e visualização, [montanhas artificiais para este fim; com missões de apoio e protecção [radares instalados nos aeroportos são bidimensionais fornecem azimute e distancia ou nas regiões que há motivos.
Há países ou regiões de condições meteorológicas adversas dados de altitudes são importantes, tornando-se obrigatório o uso nas terminais de maior movimento de aeronaves.
Nas desses aéreas são instalados os radares de precisão detectando as 6 milhas náuticas da cabeceira da pista ate ao seu ponto final da mesma. Neste caso o aeronave e guiado por controlador militar habilitado em terra que dispõe de informações precisas de altitude/distancia.

Defesa aérea – vigilância
1.      São radares específicos com detecção de alvos ate 300 kms, para aviões em grandes altitudes e alcance de 30 kms para aeronaves voando em baixa altitudes.

2.      Os radares de direcionamento bélico são utilizados para orientar misseis balísticos no momento inicial do arremesso. para, depois da descolagem  internamente estes artefactos possuem equipamentos de orientação automáticos para dirigi-los ate ao seu alvo.
Existem radares de controle de trafego e vigilância aérea de maior alcance, o sistema não se da por uma única estacão de vigilância e rastreamento e sim por muitas interligadas com sinais processados de forma redundante pela somatória e processamento de dados numa central.

As aeronaves de combate
a)      Possuem radares de intercepção, radares de ataques com pulsos eletromagnéticos de alta definição, que permite voo em baixa altitudes sem visão directa em terra.

Radar meteorológico
Usados nos aviões, tem a função de detectar no ar nuvens e até nuvens e granizos, ajuda os pilotos a detectar as formações e fazer os desvios necessários em voo, evitando assim uma possível entrada inadvertida em tempestades ou nuvens perigosas que pode gerar grande turbulência em voo.
As informações são exibidas em telas na cabine de comando para os pilotos como manchas sinalizadas em cores verdes e vermelhas algo lhes chama atenção
Exercito na forca terrestre
·         São radares de patrulha aérea com alcance de 300 kms a finalidade de orientar o tiro, perseguição de misseis terra, ar, localização de armas de artilharia com alcance 10kms, regulam o tiro para alta precisão.

Meteorologia
São radares espalhados em todo mundo de longo alcance de suma importância para monitoramento da atmosfera.
Facilitando actividades como agricultura, aeronáutica detectando com precisão os movimentos de massas de ar, dando subsídios aos meteorologistas para prevenir, vendavais e granizos e chuvas de granizos ate tempestades.
·         NB: O vapor de água não reflecte as ondas tao bem quanto gotas de chuvas ou cristais de gelo por isso a detecção da chuva e neve aparece mais forte no radar mas o retorno só e significativo se existir uma concentração de poeira maior que o usual.

Emprego de radares - Aeronáutica