Organelos celulares
Os organelos são estruturas intracelulares presentes nas células eucariotas que desempenham funções específicas. São exemplos de organelos o núcleo, as mitocôndrias, o retículo endoplasmático, os ribossomas, o complexo de Golgi, os cloroplastos e os lisossomas. A presença ou a ausência de determinadas estruturas, como a parede celular, os plastos, os centríolos e os vacúolos, permitem distinguir as células vegetais das células animais.
Membrana plasmática (celular)
A membrana plasmática mantém constante a composição do meio interno da célula. É composta por lipoproteínas associadas a fosfolípidos. A sua estrutura apresenta-se sob a forma de duas camadas de fosfolípidos em que as proteínas se encaixam, podendo mudar de lugar. A membrana plasmática permite a entrada e a saída selectiva de substâncias na célula.
Fig. 01 – Esquema da membrana plasmática
Retículo endoplasmático
O retículo endoplasmático é composto por estruturas membranosas que formam uma rede complexa. Pode ser rugoso ou liso. Actua na distribuição de substâncias dentro da célula.
O retículo endoplasmático rugoso apresenta ribossomas que aderem à sua superfície. O retículo endoplasmático liso é constituído por estruturas membranosas sem ribossomas.
O retículo endoplasmático tem como funções produzir lípidos, armazenar substâncias e produzir proteínas.
Fig. 02 – Esquema do retículo endoplasmático
Complexo de Golgi
O complexo de Golgi é um organelo celular que se encontra nas células eucariotas. E a parte diferenciada do sistema de membranas no interior celular, que se encontra nas células animais e nas células vegetais, localiza-se entre o retículo endoplasmático e a membrana plasmática.
É constituído por sáculos, cujo conjunto forma o dictiossoma e vesículas. No complexo de Golgi ocorrem transformações e armazenamento de substâncias produzidas pela célula, assim como a própria produção proteica. A sua principal função é permitir a secreção da célula.
Fig. 03 – Complexo de Golgi
Mitocôndrias
As mitocôndrias são estruturas celulares que produzem energia para a célula. Encontram-se em todas as células eucariotas. São constituídas por duas membranas, com inúmeras pregas na membrana interna (cristas), e matriz. Aqui ocorre a respiração celular.
Fig. 04 – Mitocôndrias
Plastos
Os plastos são orgânulos citoplasmáticos que se encontram nas células de plantas e de algas.
A forma e o tamanho variam conforme o tipo de organismo. Classificam-se em:
- Cromoplastos — apresentam coloração variada;
- Leucoplastos — não produzem pigmentos;
- Cloroplastos — o principal pigmento que possuem é a clorofila, que apresenta coloração esverdeada.
O cloroplasto é constituído por membranas pequenas, denominadas tilocóldes, que se organizam formando o granuin. Dentro dos tilocóides, encontram-se clorofilas e outros pigmentos fotossintéticos que captam a luz. Tem a função de realizar a fotossíntese.
Fig. Esquema do cloroplasto
Centríolos
Os centríolos são estruturas que se encontram nos seres eucariotas e que desempenham um papel importante na divisão celular. Estão ausentes nas plantas superiores. Têm a mesma origem que os centrossomas, precursores dos cílios (filamentos curtos que permitem a realização de movimentos) e dos flagelos (filamentos longos que realizam movimentos).