ROLAR PARA BAIXO

Rolar para baixo



A Revolução Socialista de Outubro na Russia de 1905 a 1917

A Revolução Socialista de Outubro na Rússia de 1905 a 1917 
INTRODUÇÃO 
Nos primeiros anos do século XX, a Rússia era uma das grandes potências europeias. abarcando um território de 22 milhões km2, povoado por cerca de 160 milhões de habitantes, a Rússia constituía um país onde as ideias liberais ainda não tinham vencido.
No entanto, em 1917 este enorme país foi palco da primeira Revolução Soialista que, para além de modificar radicalmente as estruturas políticas, económicas e sociais da Rússia trouxe importantes consequências a nível mundial.
OBJECTIVOS GERAIS
⇒ Caracterizar a situação sócio-economica e politica da Rússia nos finais do Século XIX
e inicio do Século XX;
⇒ Descrever em que condições se deu a revolta de 1905 e suas consequências;
⇒ Definir conceito de revolução.
Características da Rússia
Conceito:
REVOLUÇÃO: são mundanças súbitas e radicais no âmbito social e politico, substituição
brusca e violenta de um governo legalmente constituído por outro.

A Rússia entrou na guerra com dois objectivos fundamentais: 
  • − A nível interno, aguerra devia favorecer a repressão contra a oposição e levar o povo a cerrar fileiras atrás do Czar em defesa da pátria ameaçada pelo eterno e velho rival germânico; 
  • − A nível externo, a guerra devia impedir o império Austro-Húngaro de dominar a península balcânica, aniquilando a Sérvia; 
A principio de Outubro a Rússia era penosa a nível interno, a fome atingiu regiões inteiras do pais, os camponeses reclamavam a reforma agrária a sua autodeterminação, a nível externo os alemães ameaçavam ocupar petrogrado em fases por meio de bombardeamento onde atingiu o palácio do Inverno pondo assim o término do governo burguês e dando triunfo da revolução socialista de Outubro. 
Com esta vitória da revolução socialista o mundo dividiu-se em dois sistemas sociais opostos: 
Socialismo e Capitalismo 
Estas medidas decretadas pelo estado soviético suscitaram a ira da burguesia local, e lançaram se numa guerra civil sangrenta contra o novo poder instituído apoiados pelas potências ocidentais. os Russos brancos (mencheviques) que termina em 1921 e vencida pelos Russos vermelhos (bulcheviques). Durante esta guerra Lenine tinha como política económica o comunismo de guerra que consista na centralização da produção e pela eliminação da produção da economia do mercado onde estabeleceu a Nova Politica Económica (NEP) baseada num planeamento estatal sobre a economia, combinando métodos capitalista e socialistas afim de evitar o colapso da economia no fim da guerra civil, onde a NEP estimulava a pequena produção privada o pequeno comércio e a livre circulação de produtos pelos camponeses nos mercados motivando a produção e o abastecimento. Lenine pretendia com as medidas capitalistas fortalecer a economia e arrancar para a instauração de um estado socialista. A NEP durou até 1928 que por sua vez fez crescer a produção industrial, agrícola e comercial obtendo assim a recuperação parcial da economia soviética e a revitalização de alguns sectores fundamentais da economia nacional. 
Esta revolução mostrou grandes caminhos para que a humanidade siga e acabe com o capitalismo e as desgraças que causa o povo inteiro e despertem os movimentos de libertação na Ásia, África e América Latina. 
Esta revolução da humanidade passou a dividir se em dois mundos onde não se previa em 1919 que o regime comunista instalado se consolidasse na Rússia na sua influência repercussões se fizessem sentir e criassem uma divisão profunda e insanável até a década de 90, no que culminam em transformações na Rússia sob direcção de Lenine a velha Rússia dos Czares foi substituída pela nova Rússia dos sovietes; operários, soldados e camponeses que passam a chamar República Socialista Soviética (URSS) e o seu mecanismo sócio-politico assentaram nos sovietes (assembleias) desde a aldeia, vila, cidade, província até ao supremo, órgão máximo do estado soviético.

Este documento não está completo, compre um completo incluindo índice, introdução, desenvolvimento, conclusão e bibliografia.

TEMA: 

A Revolução Socialista de Outubro na Russia de 1905 a 1917

Para baixar este documento precisa pagar via: M-PESA, Conta Móvel, Depósito ou Transferência via BCI e BIM.

Enviar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem